O Ministério da Saúde reafirmou ontem (9), em nota, que todas as doses da vacina contra a covid-19 que o Instituto Butantan produzir ou importar serão adquiridas pelo governo federal e distribuídas exclusivamente no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Assim, brasileiros de todo o País receberão a vacina simultaneamente, dentro da logística integrada e tripartite, feita pelo Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde”, destaca a pasta
Na quinta-feira (7), o governo de São Paulo, ao qual o Butantan é vinculado, anunciou que os testes realizados no Brasil demonstram que a taxa de eficácia mínima da CoronaVac contra o novo coronavírus é de 78%.
Leia também
- Zé Cavalo morre aos 52 anos, vítima da covid-19
- Controle de temperatura de vacinas é desafio contra covid-19
- Refrigeração inadequada prejudica distribuição de vacina na Europa
De acordo com o governo paulista, entre os voluntários que participaram dos testes e contraíram a covid-19, nenhum desenvolveu a forma grave da doença. Também não foi registrada nenhuma morte entre eles.
A vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório farmacêutico chinês Sinovac pode ser armazenada entre 2 °C e 8 °C, mesma faixa de temperatura da rede de frio do SUS, o que deve facilitar sua distribuição.
Com informações da Agência Brasil