O instalador de ar-condicionado José Luiz Borges, mais conhecido no setor como Zé Cavalo, foi diagnosticado com covid-19 nesta semana. Por conta das complicações da doença respiratória, ele está internado na Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto, a 415 quilômetros de São Paulo.
A primeira pessoa infectada na família foi sua esposa, Maria Aparecida Alves Martins Borges, que começou a sentir os sintomas da covid no dia 16. Dois dias depois, ela testou positivo para a doença.
Na quarta-feira passada (23), o instalador, que está fazendo 52 anos hoje, também começou a apresentar os sintomas da infecção. “Naquele mesmo dia, ele fez o exame e voltou para casa para cuidar de mim, pois sua saúde estava melhor do que a minha”, relata.
Leia também
- Profissionais de refrigeração e ar condicionado vencem covid-19
- Refrigeração inadequada prejudica distribuição de vacina na Europa
- Controle de temperatura de vacinas é desafio contra covid-19
O resultado do teste do refrigerista só saiu ontem (29), quando ele foi internado e intubado na unidade de terapia intensiva (UTI) da Santa Casa, devido ao agravamento de seu estado de saúde.
“Na segunda-feira (28), ele já não tinha amanhecido bem”, revela Maria Aparecida. “Ele estava sentindo muita febre, dores no corpo e falta de ar. Por causa disso, contatei imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e a ambulância o levou, inicialmente, para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, informa.
Repercussão do caso
A internação do instalador de ar-condicionado paulista foi um dos assuntos mais comentados ontem nos grupos de profissionais de refrigeração e climatização nas redes sociais. Amigos e familiares têm pedido orações para ele e postado mensagens lhe desejando rápida recuperação.
Para a técnica em refrigeração Carmosinda Santos, ele é um dos profissionais que mais têm ajudado os colegas do setor em seu dia a dia, compartilhando conhecimento com refrigeristas de todo o País, por meio de suas mídias sociais.
“O Zé Cavalo representa exatamente o que nossa profissão é, uma atividade essencial. Em meio a essa pandemia, em nenhum dia ele deixou de trabalhar”, salienta
“Se existe alguém que pode ser considerado o refrigerista mais querido e bem-humorado do Brasil, esse profissional é o Zé Cavalo”, afirma a diretora executiva do Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar no Estado de São Paulo (Sindratar-SP), Viviane Nunes.
Ela lembra que a intubação traqueal, felizmente, não significa o fim da esperança para os infectados pelo novo coronavírus. “É o que mostram as histórias de milhares de pessoas, incluindo outros profissionais do setor, que já se contaminaram e superaram essa enfermidade”, ressalta.