Decisivo para a preservação de ambientes e objetos sensíveis a mudanças de temperatura e umidade, o controle dessas duas variáveis também é uma das preocupações no Santuário de Aparecida, maior templo católico do Brasil e segundo do mundo.
Na histórica basílica localizada na região paulista do Vale do Paraíba, por exemplo, existe a necessidade de preservação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada em 1717 por três pescadores no rio Paraíba.
Para se atingir os resultados esperados, a Yaskawa do Brasil, multinacional japonesa fabricante de inversores de frequência e servo acionamentos, firmou parceria com a Newset, para o fornecimento do J1000, inversor responsável pelo controle da vazão dos condicionadores de ar.
Segundo a empreiteira paulistana, os equipamentos foram instalados atrás do nicho – um retábulo localizado a quatro metros de altura – onde fica a imagem da padroeira do Brasil.
“Um dos pontos-chaves do projeto realizado se refere ao controle da vazão de ar dos condicionadores”, afirma Felipe Raats Daud, da Newset.
O executivo conta que este projeto levou mais de dois anos de estudos e discussões técnicas com a equipe de engenharia do Santuário Nacional de Aparecida, culminando no desenvolvimento de um sistema com alta segurança e nível de precisão.
Leia também
- R-454B desponta como nova alternativa ao R-410A
- Tubo capilar x válvula de expansão: qual é a melhor escolha?
- União Europeia apoia adoção de propano em mini-splits
“Para atingir tal objetivo, pensamos em tanques reservas para acumulação de água gelada, em caso de parada total da central de água gelada; desacoplamento de cargas para controle fino de temperatura e umidade; utilização de tecnologia dessecante para controle de umidade e condicionadores de ar com controle preciso de vazão de ar. Além disso, os equipamentos foram projetados em redundância, a fim de garantir a segurança de funcionamento de todo o sistema”, explica.
Os inversores da Yaskawa foram configurados para modular a rotação e, consequentemente, controlar a vazão dos condicionadores de ar.
“Como o nicho é muito pequeno, com volume de 1,0 m³, houve a necessidade de operar com vazões muito baixas”, complementa Daud.
Comments 1