As autoridades da União Europeia (UE) estão apoiando o uso de propano (R-290) em splits de pequeno porte, como parte do esforço do bloco econômico para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Futuramente, a legislação ambiental da UE deve estabelecer um limite máximo de 150 para o potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) dos fluidos refrigerantes utilizados em novos equipamentos do gênero.
“Parece tecnicamente possível evitar o uso de gases de efeito estufa fluorados hoje em dia em novos splits com uma capacidade de refrigeração abaixo de 7 kW, usando o refrigerante R-290, salvo em casos nos quais a legislação ou os códigos nacionais de obras proíbam seu uso”, diz um relatório da Comissão Europeia.
Leia também
- Ambientalistas pressionam Walmart a reduzir emissões de gás refrigerante
- Indústria de chillers aposta em rival do R-32
- R-454B desponta como nova alternativa ao R-410A
Além disso, o documento apoia o fim do uso do hidrofluorcarbono (HFC) R-410A nesses aparelhos de ar condicionado, devido ao alto GWP da substância.
“Os refrigerantes com um GWP acima de 750 não são mais necessários em pequenos splits, a menos que seja proibido o uso de um refrigerante inflamável pelos códigos de obras ou outros requisitos legais”, ressalta o relatório.
Comments 1