A oficina Super Ar, localizada na zona leste da capital paulista, começou a trabalhar com o Opteon YF (R-1234yf), um fluido refrigerante automotivo de baixo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) desenvolvido pela Chemours.
No início de setembro, o professor Sérgio Eugênio, que atua no setor desde 1988, fez a primeira carga da substância num Renault Zoe — veículo elétrico mais vendido na Europa, segundo o fabricante.
De acordo com o especialista, o R-1234yf é uma hidrofluorolefina (HFO) que vem sendo largamente adotada por montadoras de automóveis nos EUA, União Europeia (UE) e Japão no lugar do R-134a, um hidrofluorcarbono (HFC) de alto impacto climático.
Na UE, especificamente, esse composto começou a ser utilizado pelos fabricantes em 2011, após a entrada em vigor de uma diretiva do bloco econômico restringindo o uso de substâncias com GWP superior a 150 — o GWP do R-1234yf é de apenas 1.
Ainda não há data definida para que as montadoras instaladas no Brasil também façam essa transição, pois não existem leis ambientais que limitam o uso de HFCs no País.
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Embora as características termodinâmicas do R-1234yf sejam semelhantes às do R-134a, trabalhar com ele exige qualificação e equipamentos adequados, por se tratar de uma substância levemente inflamável (A2L).
Por essa razão, os veículos já saem de fábrica devidamente adaptados para operar com esse fluido refrigerante, não sendo recomendada sua utilização em sistemas desenvolvidos para operar com R-134a.
Tendo em vista essa nova demanda, a Super Ar deverá oferecer, em breve, curso de capacitação para mecânicos interessados em trabalhar com R-1234yf em suas oficinas.
Confira, a seguir, o vídeo da carga de Opteon YF realizada na oficina paulistana, procedimento feito com apoio técnico e ferramentas da Mastercool: