A imprensa chinesa publicou um vídeo de uma suposta explosão de cilindros de fluidos refrigerantes num carro de um refrigerista que trafegava por uma estrada no leste do país asiático.
O vídeo dramático, alegadamente gravado na cidade de Jiaxing, na província de Zhejiang, em 17 de agosto, mostra um para-brisa dianteiro voando e as portas de um SUV branco sendo abertas depois de uma rápida explosão em seu interior.
No momento do acidente, o técnico em ar condicionado estava indo atender a clientes. De acordo com os relatos locais, o motorista, chamado Li, carregava três cilindros de “Freon” em seu carro.
Leia também
- Supermercado é multado por não controlar vazamento de gás refrigerante
- Polícia invade assistência técnica suspeita de falsificar compressores
- O grande mito por trás dos refrigerantes vendidos como naturais
Embora “Freon” seja uma marca registrada da Chemours (ex-DuPont) para seus hidroclorofluorcarbonos (HCFCs) e hidrofluorcarbonos (HFCs), muitas vezes esse nome é usado, erroneamente, como um termo genérico para designar os refrigerantes desse tipo em muitos países.
Os produtos dessa linha também não são inflamáveis (A1), o que deixa ainda mais dúvidas sobre o que realmente causou a explosão.
Foi um hidrocarboneto altamente inflamável (A3) ou um refrigerante levemente inflamável (A2L), ou foi uma explosão de cilindro de acetileno? Ninguém sabe ao certo.
Segundo a imprensa local, o caso ainda está sob investigação.