A Sharc Energy Systems, fabricante canadense de bombas de calor, selecionou o fluido refrigerante Opteon XP10 (R-513A) para sua próxima geração de equipamentos dotados de um trocador de calor de expansão direta que extrai energia térmica de águas residuais.
Comercializado pela Chemours, o R-513A é uma mistura atóxica e não inflamável (A1) de R-134a e R-1234yf com um potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) de cerca de 630, segundo o Quarto Relatório de Avaliação (AR4) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
- Chemours introduz agente de limpeza alternativo ao R-141b no Brasil
- Protocolo de Montreal continua salvando camada de ozônio, diz estudo
- Explosão de garrafa injetora de R-141b fere gravemente refrigerista
Essa substância à base de hidrofluorolefina (HFO) foi desenvolvida para substituir o hidrofluorcarbono (HFC) R-134a em sistemas de deslocamento positivo, expansão direta, sistemas de velocidade fixa comerciais e industriais de temperatura média, chillers e bombas de calor, proporcionando melhor eficiência energética e capacidade de refrigeração semelhante.
“Esse equipamento é o sistema de produção de água quente para uso doméstico mais verde do mundo”, diz Lynn Mueller, CEO da Sharc Energy Systems, ressaltando que a inovação foi lançada no Reino Unido e na Europa no ano passado.