A associação espanhola de refrigeração e ar condicionado (AEFYT, na sigla em espanhol) pediu que a sociedade reconheça o trabalho vital dos engenheiros e técnicos da área, alertando os usuários finais que contratam empresas não qualificadas.
Diante do estado de alarme promulgado pelo governo do país europeu, devido à disseminação da covid-19 por toda a Espanha, a entidade sustenta que o setor assegura a prestação de serviços de instalação e manutenção necessários para manter em funcionamento plantas de medicamentos, alimentos e telecomunicações.
“Esses são três setores cruciais da economia em que os processos de refrigeração são essenciais. No caso de muitos medicamentos e alimentos, é preciso manter a cadeia do frio nos processos de produção e conservação; e, no caso das telecomunicações, é preciso climatizar os servidores nos data centers”, exemplifica a organização.
- Pesquisadores encontram coronavírus em duto de ar de hospital
- Coronavírus fecha comércio de refrigeração na Alameda Glete
- Ar-condicionado sem PMOC pode ajudar a propagar coronavírus
A Espanha possui mais de cinco mil empresas autorizadas de instalação e manutenção de ar condicionado e refrigeração, com mais de 20 mil pessoas empregadas.
“Precisamos reconhecer e apoiar o trabalho das empresas de instalação e de todos os seus funcionários que, nesses tempos difíceis, prestam um serviço fundamental para a sociedade”, disse Manuel Lamúa, gerente da AEFYT.
“Da mesma forma, devemos advertir contra cair na tentação de buscar empresas não qualificadas. Somente instaladores qualificados têm a capacidade de realizar manutenção e reparos adequados, se necessário, fazendo isso com todas as garantias de segurança e desempenho”, acrescentou.
Comments 1