O Ministério da Saúde confirmou hoje (8) mais seis novos casos de coronavírus no País, totalizando 25 registros da doença respiratória até o momento. Dos novos casos, três estão em São Paulo, um em Alagoas, um no Rio de Janeiro e um em Minas Gerais.
Cinco desses casos foram de pessoas que se contaminaram fora do País. O outro caso, um dos três de São Paulo, é de uma contaminação local, ou seja, quando é possível identificar a fonte do contágio.
Segundo a Secretaria de Saúde do estado, os três novos pacientes do estado estão estáveis e em isolamento domiciliar.
- Ar-condicionado sem PMOC pode ajudar a propagar coronavírus
- Para conter coronavírus, China regulamenta uso de ar-condicionado
- Ziehl-Abegg adota medidas preventivas contra coronavírus
No caso do paciente do Rio de Janeiro, trata-se de uma mulher de 42 anos, moradora no município do Rio, que acompanhou em viagem à Itália uma pessoa já confirmada como positiva para o coronavírus.
Ela retornou do exterior na última quarta-feira (4). Os primeiros sinais apareceram no dia seguinte à sua chegada ao Brasil. Essa mulher também está em isolamento domiciliar.
Atualmente, 664 casos são considerados suspeitos e outras 632 pessoas já foram descartadas como portadoras do novo agente do coronavírus (Sars-CoV-2).
O ministério recebe as notificações de suspeitas das secretarias estaduais de saúde. Da mesma forma, são as secretarias que confirmam os casos, sendo que a contraprova deve ser realizada por laboratórios atestados pelo governo federal.
Para combater a doença, as dicas são cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar as mucosas de olhos, nariz e boca; limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado; lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar álcool gel.