À medida que a União Europeia (UE) bane os gases fluorados de alto potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês), as autoridades alfandegárias do continente têm intensificado o combate ao comércio ilícito desses compostos.
Só nesta semana, agentes italianos aprenderam mais de mil cilindros importados fora da cota de importação permitida pela legislação (F-Gas Regulation) adotada pelos Estados membros do bloco econômico.
Na quinta-feira (6), funcionários da aduana baseados em Milão afirmaram ter apreendido cerca de 10 toneladas de hidrofluorcarbono (HFC) contrabandeado.
- Homem é preso por transportar tijolos em vez de gás refrigerante
- Técnico em refrigeração morre após explosão em câmara fria
- Emissão recorde de HFC é “crime climático de proporções épicas”, diz ONG
Sem dar detalhes específicos, as autoridades italianas informaram que 960 cilindros – originários da Turquia e da China – foram apreendidos durante uma “checagem on-line”. O valor da carga foi estimado em € 96 mil.
Ontem (7), funcionários do escritório antifraude em Varese apreenderam 2,5 toneladas de HFC fabricado na China. A carga, composta por 138 cilindros e avaliada em € 27,5 mil, também era originária da Turquia.
Embora os tipos específicos de fluidos refrigerantes apreendidos não tenham sido revelados, as fotos divulgadas mostram que pelo menos parte dos cilindros era de R-404A.
Comments 2