Os fabricantes de sistemas de ar condicionado devem faturar US$ 115,8 bilhões este ano, um crescimento de 4% em relação a 2018. A estimativa é da consultoria de mercado britânica BSRIA.
Embora as vendas em todos os segmentos de produtos tenham aumentado, os splits foram a categoria que mais impulsionou o crescimento do setor em 2019, expandindo-se ligeiramente acima da média de 4%, enquanto chillers e unidades rooftop apresentaram um crescimento mais modesto, abaixo de 3% em termos de valor.
- Carrier anuncia recall de ar-condicionado por risco de incêndio
- Gree amplia linha de VRFs fotovoltaicos no Brasil
- Insuflador da Sicflux renova ar em ambientes climatizados com splits
As Américas foram a região que mais contribuiu para o crescimento global, expandindo-se acima da média mundial (5%). A região composta por Oriente Médio, Índia e África (MEIA, em inglês) registrou expansão de 4,5%, enquanto as vendas na região Ásia-Pacífico e na Europa cresceram 4% e 3%, respectivamente.
Nas Américas, o Brasil e os EUA foram os mercados que mais contribuíram para expansão do setor, crescendo 7% e 6%, respectivamente. As vendas nos EUA foram impulsionadas pela demanda do setor residencial, contrastando com um crescimento muito modesto em aplicações não residenciais.
Situação oposta foi testemunhada na Argentina e no México, ambos afetados por várias dificuldades econômicas, incluindo depreciação da moeda, aumento das taxas de juros e baixa atividade no setor de construção civil.