A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizou a NBR 14518, que trata dos sistema de ventilação para cozinhas comerciais e industriais. A nova diretriz está em vigor desde o início de outubro.
Desenvolvida pelo Comitê Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (CB-55), a revisão estabelece padrões aceitáveis de desempenho e segurança necessários a quem trabalha em cozinhas profissionais e às pessoas que circulam no entorno desses ambientes.
“Foi um longo processo de revisão para chegarmos a um consenso sobre como obteríamos um bom projeto que atendesse aos requisitos de segurança contra incêndio, exaustão de efluentes e qualidade do ar interno nas cozinhas e nos ambientes vizinhos”, conforme esclarece o engenheiro Oswaldo Bueno, gestor do CB-55.
Enfim, o novo escopo da NBR estabelece os princípios gerais para projeto, instalação, operação, manutenção e ensaio de sistemas de ventilação para cozinhas profissionais, com ênfase na segurança contra incêndio e no controle ambiental.
- Modernização de NRs também mobiliza indústria do frio
- Automação eleva eficiência das instalações de refrigeração indústrial
- Insuflador da Sicflux renova ar em ambientes climatizados com splits
Além de novos projetos, a norma se aplica a reformas e ampliações de cozinhas existentes, inclusive as montadas em instalações provisórias ou móveis, como caminhões, ônibus, food trucks, pavilhões, barracas, quiosques ou qualquer outro lugar do gênero coberto.
A norma também considera equipamentos de depuração de ar, que recirculam o ar contaminado com o objetivo de reduzir os contaminantes.
“Vale destacar que a norma é citada na Instrução Técnica 38/2011 – Segurança contra incêndio em cozinha profissional, do Corpo de Bombeiros de São Paulo”, informa a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).
Por meio do CB-55, a entidade recomenda que todas as normas técnicas do setor sejam cumpridas, e que profissionais habilitados sejam contratados para a execução de serviços em todas as suas etapas, desde o projeto, a instalação e a manutenção até a operação e o controle de instalações.