A Chemours inaugurou, em 1º outubro, na planta localizada no Polo Industrial de Manaus (PIM), sua linha de envase do fluido refrigerante Freon 410A para o mercado de reposição.
Segundo a indústria química norte-americana, a unidade, que já produzia fluidos refrigerantes para atender o setor de manufatura de equipamentos, passa também a ter a capacidade de produzir Freon 410A em cilindros de 11,35 quilos.
O Freon 410A é uma mistura binária entre os hidrofluorcarbonos (HFCs) R-125 (50%) e R-32 (50%) que substitui o hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22 em novos equipamentos, principalmente de ar condicionado.
- R-410A fora de padrão aumenta risco de acidentes na indústria do frio
- Boas práticas reduzem desperdício de fluidos refrigerantes em supermercados
- Chemours aposta na diversidade para crescer
Os sistemas de ar condicionado desenvolvidos para operar com o Freon 410A possuem desempenho até 45% superior aos similares que utilizam o R-22, substância que está sendo banida do mercado mundial através do Protocolo de Montreal, em função dos danos que causa à camada de ozônio.
De acordo com a área técnica da Chemours, o Freon 410A é um fluido refrigerante não tóxico e não inflamável (A1) compatível apenas com óleos lubrificantes à base de poliolester (POE) e apresenta pressões de operação significativamente mais altas que as do R-22. Por essa rezão, seu uso é recomendado somente para equipamentos novos.