A 21ª Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento, Tratamento do Ar e da Água (Febrava) sediou, na última quinta-feira (12), o 1º Encontro Nacional de Mulheres do AVAC-R, fórum mediado pela professora doutora Anna de Carvalho, da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP).
O evento, promovido no mezanino do São Paulo Expo, teve como objetivo destacar e estimular o protagonismo feminino no setor frente a diversos temas técnicos, com a intenção de atualizar, profissionalizar e conectar essas profissionais.
Uma das palestrantes do encontro, a técnica em refrigeração Jossineide Silva, professora do Senai de Rondônia, ressaltou a importância das boas práticas nesse mercado.
“Infelizmente, o Brasil ainda é referência mundial em desperdício de fluidos frigoríficos. Precisamos nos preocupar e pensar em soluções práticas para o descarte correto e até reutilização dessas substâncias”, explicou.
- ONU publica histórias inspiradoras de mulheres que trabalham no HVAC-R
- Destaque na Ashrae, executiva busca igualdade de gênero no HVAC-R
- Indústria do frio quer mais mulheres em postos de comando
As engenheiras Ana Giannini e Joana Canozzi, especialistas da área de fluorquímicos da Chemours, também falaram sobre fluidos refrigerantes, abordando questões como o manuseio seguro deles.
Ambas ainda destacaram que a indústria química norte-americana tem em seu DNA o compromisso de apoiar a diversidade e a inclusão das mulheres no mercado de trabalho.
“Nossa meta global é ter mão de obra feminina em metade do nosso quadro de colaboradores até 2030”, informou Canozzi, ao revelar que as mulheres já representam 70% da força de trabalho da multinacional no Brasil.
Também palestraram no encontro a gestora de projetos da GIZ no Brasil, Stefanie von Heinemann; a engenheira mecânica Sandra Botrel (Protherm); a presidente do comitê de diversidade do capítulo brasileiro da Ashrae, Viviane Nunes; a técnica em refrigeração Carmosinda Santos; a gerente nacional de vendas da Armacell, Priscila Baioco; e a gerente de negócios da Belimo na América Latina, Elsa Yáñez.
Nos últimos anos, o mercado global tem se movimentado para dar mais visibilidade ao trabalho das mulheres na indústria de refrigeração e ar condicionado.
Uma das iniciativas pioneiras nessa área foi o “Agora é que são elas – Mulheres no AVAC&R”, organizado pelo Sindratar-SP em dezembro último, que teve como objetivo fomentar a presença feminina em mais postos de liderança no setor.