A Chemours recebeu do Conselho Americano de Química (ACC, na sigla em inglês) o Prêmio de Liderança em Sustentabilidade pelo desenvolvimento da linha Opteon de fluidos refrigerantes à base de hidrofluorolefina (HFO).
Segundo o comunicado distribuído à imprensa, a premiação reconhece as realizações de destaque das empresas associadas em três áreas: transparência e colaboração, proteção ambiental e circularidade, e contribuições sociais.
A indústria química foi a vencedora por suas contribuições sociais, categoria que contempla “produtos, processos ou iniciativas que ilustram o compromisso de inovar para um futuro sustentável”.
“O desenvolvimento dos fluidos refrigerantes Opteon é um exemplo perfeito de como o poder da química pode ajudar a solucionar alguns dos maiores desafios do mundo”, disse Mark Vergnano, presidente e CEO da Chemours.
“Juntamente com nossos parceiros, continuamos comprometidos em fornecer fluidos refrigerantes de alto desempenho e com baixo potencial de aquecimento global [GWP]”, ressaltou.
Em 2018, a Chemours publicou seu primeiro Relatório de Compromissos de Responsabilidade Corporativa (CRC), documento no qual são apresentadas as dez metas ambiciosas que a empresa focará em alcançar até 2030.
- Maior rede coreana de supermercados adota Opteon XP40
- 20% dos HFCs vendidos na Europa são contrabandeados
- Chemours prevê futuro promissor para o R-454B
Tais metas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e incluem o desenvolvimento e a comercialização de produtos como os fluidos refrigerantes Opteon, que contribuem para alcançar esses esforços globais.
“Os consumidores estão exigindo produtos mais sustentáveis e energeticamente eficientes, e nós estamos colocando nossos clientes no topo da cadeia de valor para atender a essa demanda com nossas HFOs”, declarou Paul Kirsch, presidente de fluorprodutos da empresa.
Adoção acelerada
A demanda por refrigerantes mais sustentáveis se acelerou nos últimos anos, com os EUA, Japão e vários países europeus implementando normas ambientais mais rígidas, fato que começou na indústria de ar condicionado automotivo e vem se expandindo fortemente nas áreas de refrigeração comercial e ar condicionado residencial e comercial.
A Chemours espera que mais de 145 milhões de veículos utilizem o Opteon YF (R-1234yf) em seus sistemas de ar condicionado até o final de 2020. O GWP dessa HFO pura é 99% menor que o do hidrofluorcarbono (HFC) R-134a, refrigerante que ela substitui.
Para aplicações de refrigeração comercial na Europa, o Opteon XP40 (R-449A) tem sido um dos principais fluidos refrigerantes utilizados para substituir os HFCs R-404A e R-507 em equipamentos novos ou existentes, particularmente nos supermercados.
O produto tem desempenhado um papel fundamental desde 2015 naquele mercado, permitindo que o varejo cumpra as regulamentações que tratam da eliminação progressiva dos gases de efeito estufa fluorados (f-gases).
No Brasil, mais de 50 estabelecimentos já adotaram o Opteon XP40, fluido refrigerante que aumenta em até 12% a eficiência energética de sistemas de refrigeração de média temperatura, quando comparado ao R-404A, podendo, inclusive, ser utilizado na substituição do hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22.
Além disso, várias empresas globais selecionaram recentemente os fluidos refrigerantes Opteon, incluindo a Carrier na América do Norte, Carrier Transicold Europe, Mitsubishi Electric Hydronics e IT Cooling Systems SpA (MEHITS), Johnson Controls e E-Mart, a maior cadeia de hipermercados da Coreia do Sul.