A adoção do WhatsApp como ferramenta de vendas trouxe resultados surpreendentes para a BCM Interservice, prestadora de serviços e revenda de peças e insumos para refrigeração residencial, comercial e industrial localizada em Campo Grande (MS).
Em meados de 2016, a empresa começou a utilizar o aplicativo para receber dos seus clientes imagens dos produtos solicitados, a fim de facilitar sua identificação.
A partir de crescimento do uso da tecnologia, o comércio identificou a oportunidade de comunicação direta com seus consumidores, formado por técnicos, consumidores finais e lojas de alimentos e bebidas.
“O WhatsApp, além ser um canal que facilitou o atendimento e suporte ao nosso cliente, mostrou-se também promissor para a divulgação das nossas promoções e se tornou um dos principais canais de venda da empresa”, revela o gerente comercial da BCM Interservice, Pedro Marcos Antonelli.
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Em 2017, prossegue o gestor, “começamos a estruturar a ideia de ampliar o alcance de nossas publicidade por meio das listas de transmissões, nas quais divulgamos novidades e promoções especiais e recebemos pedidos de maneira direta e feedback dos clientes”.
Dessa forma, o WhatsApp contribuiu para o crescimento do volume de vendas da BCM. “Hoje, as vendas pelo aplicativo são responsáveis por cerca de 70% do faturamento da empresa”, informa.
Para Antonelli, o uso do aplicativo é uma tendência latente no varejo em geral. “Analisando todos os nossos canais de venda, cerca de 60% delas são feitas diretamente pelo WhatsApp”, ressalta.
Atualmente, em torno de 27% das vendas da empresa sul-mato-grossense são realizadas no balcão e por telefone, e aproximadamente 10% pelo Facebook e/ou Instagram.
“Porém, todos esses canais são complementados pelo WhatsApp, seja para negociar valores, esclarecer dúvidas ou para passar mais detalhes dos produtos”, diz.