A Norma BACnet 135, que trata dos serviços de comunicação de dados e protocolos de informática utilizados no monitoramento e controle de HVAC-R e outros sistemas prediais, acaba de ser atualizada pela Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (Ashrae, na sigla em inglês).
Além de permitir a interoperabilidade de tais equipamentos, esse protocolo de comunicação aberto facilita o uso de tecnologias digitais de controle em edifícios.
“Essa é uma atualização empolgante para o BACnet, que destaca o contínuo desenvolvimento e extensão do padrão para incorporar novas tecnologias e capacidades”, disse Andy McMillan, presidente e diretor executivo da BACnet International.
“Temos visto, por meio de nossas empresas associadas, os avanços que têm ocorrido ao longo dos últimos anos na indústria de automação predial, e o BACnet está mantendo seu ritmo de crescimento com a implantação de melhoriais contínuas”, ressaltou.
Segundo o especialista, o grande número de adições feitas à versão 2012, incluindo suporte para redes IPv6, motivou o novo trabalho, que já está disponível na livraria da Ashrae.