A Tecumseh está prestes a lançar uma linha completa de compressores e condensadores aprovados para funcionar com Opteon XP40 (R-449A) em aplicações de refrigeração comercial de baixa, média e alta temperatura.

Segundo o comunicado distribuído à imprensa, a indústria norte-americana continua a investir na avaliação de seus produtos para uso com fluidos de baixo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês), a fim de encontrar uma solução sustentável de longo prazo nessa área.

A empresa ainda está avaliando outras soluções transitórias para o R-404A nas aplicações em que sente que há oportunidades para entregar compressores mais eficientes, sem sacrificar sua confiabilidade.

Indústria norte-americana segue avaliando alternativas aos HFCs

Para equipamentos de refrigeração comercial utilizando unidades de condensação remotas, a Tecumseh também aprovou o Opteon XP44 (R-452A) como alternativa aceitável ao R-404A. Embora o GWP do Opteon XP44 seja mais elevado que o do Opteon XP40, seu impacto climático ainda assim é bem inferior ao do R-404A.

Ambos os refrigerantes não inflamáveis à base de hidrofluorolefina (HFO) foram desenvolvidos pela Chemours para substituir o R-404A e outros hidrofluorcarbonos (HFCs) utilizados atualmente no setor.

A Tecumseh destaca que é uma forte defensora do Opteon XP44 em aplicações de refrigeração comercial de baixa temperatura, principalmente devido às baixas temperaturas de descarga que o refrigerante apresenta com temperaturas de evaporação de -29°C ou inferiores.

Tecumseh é forte defensora do Opteon XP44 em aplicações de refrigeração comercial de baixa temperatura

Nos EUA, o uso de Opteon XP44 em novas unidades de condensação remotas ainda está sendo revisado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, em inglês), pois ele ainda não é aprovado como um substituto para o R-404A nessas aplicações. Por essa razão, a Tecumseh informa que está ativamente envolvida com funcionários do governo para revisar e considerar seu uso em sistemas de baixa temperatura.

O propano (R-290) ainda é a opção preferida da companhia para equipamentos de refrigeração comercial autônomos com capacidade inferior a ½ cavalo de potência (hp). No entanto, a empresa ressalta que, em função de sua alta inflamabilidade, as limitações de carga e os requisitos de segurança devem ser sempre levados em consideração. Aplicações típicas para o R-290 incluem refrigeradores de bebidas, máquinas de venda automática e freezers comerciais.

A Tecumseh também aprovou o Opteon XP10 (R-513A), outro fluido refrigerante à base de HFO, como uma alternativa aceitável ao R-134a, mas, novamente, exige que os compressores atendam aos requisitos descritos nos respectivos boletins de políticas e diretrizes de aplicação da empresa.


 

Comente: