Brasil, sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Systemair comemora fusão com indústria brasileira

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Presente em mais de cem países, a Systemair só desembarcou em terras tupiniquins há dois anos, por meio de uma fusão com a Traydus Climatização.

Apesar do cenário econômico ainda adverso, a operação que criou a Systemair Traydus tem gerado bons frutos para a multinacional sueca, segundo seu presidente para a América do Sul, Ola Wettergren.

Nós assumimos um compromisso com o Brasil e, por isso, temos a intenção de construir uma extensão de nossos negócios aqui, formando a base para nossas atividades no mercado sul-americano”, ressalta.

A indústria, cujo portfólio inclui produtos para ventilação, distribuição de ar e controles, além de condicionadores de ar para aplicações em missão crítica, pretende expandir sua participação de mercado na região oferecendo mais soluções para setor.

As novas unidades de tratamento do ar INexair, lançadas durante a última Febrava, são um exemplo desta estratégia.

A inovação é resultado de dois anos de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, com o intuito de disponibilizar aos clientes da marca um produto mais moderno e eficiente.

Do ponto de vista energético, as unidades desta nova linha são 25% mais econômicas que as similares, de acordo com a subsidiária brasileira.

Outro diferencial do produto é seu software de desenvolvimento, que foi ajustado às características da região, fornecendo informações completas sobre o rendimento de cada componente.

Faz parte do nosso plano estratégico desenvolver melhores soluções tecnológicas para esta região”, reforça.

Durante a última edição da maior mostra latino-americana do HVAC-R, o executivo compartilhou com o Blog do Frio suas avaliações sobre o mercado regional e as principais tendências na área. A seguir, trechos da conversa:

Ricardo Facuri, Ola Wettergren e Ronaldo Facuri no estande da Systemair Traydus na Febrava 2017

Como sua empresa pretende tirar proveito do cenário econômico brasileiro para fortalecer seus negócios?
Este é um momento repleto de desafios, mas aproveitamos a oportunidade para nos posicionar e nos tornar uma marca conhecida que pretende entender o mercado, enquanto o mercado ainda está em crise. Acreditamos fortemente que haverá um momento em que o mercado vai se recuperar, e nós já estaremos aqui.

Quais são os planos estratégicos para aumentar a participação de mercado da Systemair no Brasil?
Desenvolver melhores soluções de tecnologia de ventilação para este mercado. A família Facuri, que é responsável pela Systemair aqui no Brasil, possui forte conhecimento técnico para compreender as demandas segmento e também conhece as pessoas certas.

Quais são os maiores desafios que a Systemair tem enfrentado aqui?
Um mercado muito fraco, com baixa atividade na parte de construção. Acredito que estamos bem posicionados para atuar no mercado, mas o mercado está muito fraco e sofre muita pressão de preços. Esse é um momento desafiador sob diversas perspectivas, não só para nós, mas para todos os players do mercado de refrigeração.

Que setores têm ajudado a fortalecer a operação da sua companhia no País?
Percebemos que alguns mercados se recuperam antes de outros, como os hospitais, e indústrias, como os laboratórios farmacêuticos. Fizemos alguns lançamentos no setor, oferecendo tecnologias como motores eletrônicos, por exemplo. Acredito que podemos ser líderes em tecnologia e acho que avançamos neste mercado. Outros mercados em que estamos investindo são os de data centers e resfriamento. Lançamos alguns produtos e notamos que esses setores estão sempre aquecidos. O número de servidores e de data centers não estagnou, ou seja, este mercado continua a crescer.

Em termos de inovação, de onde surgem as grandes ideias na Systemair?
Antes de qualquer coisa, surgem das pessoas, é claro. Mas sob uma ótica global, o nível tecnológico na Europa é maior do que no Brasil. Eu diria que é melhor do que o resto do mundo, não só do Brasil. Acho que a tendência é de aumento do nível de tecnologia, permitindo maior qualidade do ar e conforto sem um consumo elevado de energia.

Para finalizar, o que os clientes locais podem esperar da Systemair?
Nós viemos aqui para ficar e estamos investindo aqui. Em breve, o mercado verá mais novidades da Systemair no Brasil.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Compartilhe.