Os racks de compressores de gases refrigerantes interligados em paralelo podem contar, atualmente, com o Sistema Integrado de Retorno de Óleo (Siro) fornecido pela RAC Brasil. Segundo a empresa, esta é a opção tecnológica mais atualizada de retorno de óleo com alta pressão do mercado.

Recomendado pela Bitzer, o Siro está sendo usado por empresas como Eletrofrio, Arneg, Pão de Açúcar, Carrefour e Cold Air com excelentes resultados operacionais em relação às opções anteriores que funcionam com baixa pressão, tanto em novos projetos quanto em retrofits.

O Siro é formado por um oil pack, duas válvulas do tipo esfera, uma válvula magnética, um filtro de óleo e um visor de líquido. De acordo com o departamento técnico da RAC, o oil pack separa o óleo do refrigerante por centrifugação com 95% de eficiência e tem nove modelos a serem selecionados com precisão para cada necessidade.

Esse conjunto de componentes também simplifica o retorno de óleo. “Não há necessidade de equalização dos cárteres quando operam com diferentes pressões devido à condição de operação e/ou desgastes desiguais e também não há peças móveis (não usa boia)”, informa.

O filtro de óleo preserva o sistema, com tomada para controle de perda de carga, e retém partículas sólidas de até 5 μm. O Siro apresenta 20% de custo menor em material e peças e reduz 35% dos custos da mão de obra, ao diminuir a necessidade de manutenção preventiva e corretiva. A tecnologia também aumenta a durabilidade dos compressores.

Outra vantagem do Siro é facilidade de aquisição. Segundo a RAC, ele pode ser financiado por meio do Cartão BNDES em 12 parcelas.Siro Retorno de Óleo Racks


 

Comente: