Brasil, sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Ar-condicionado de shopping economiza 50% de energia após retrofit

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
José Romariz Filho - Recomservice

Energia elétrica ficará cada vez mais cara, alerta José Romariz Filho

Redução de 50% do consumo de energia elétrica no sistema de ar condicionado central. Este foi o resultado do retrofit recém-realizado em um grande shopping center da zona oeste de São Paulo.

Um dos destaques da obra foi a instalação dos resfriadores de líquido Carrier 30XW Aquaforce em três casas de máquinas, além da automação completa do edifício.

Segundo o engenheiro José Romariz Filho, diretor de novos negócios da Recomservice, os equipamentos de última geração substituíram máquinas ineficientes fabricadas há mais de 25 anos.

“Os novos chillers de alta eficiência operam durante 80% do tempo”, disse o especialista em palestra ministrada na Quinta-feira Tecnológica da Abrava.

No evento, ele lembrou que o preço da energia elétrica no Brasil é um dos mais altos do mundo. “De 1987 a 2004, a tarifa cresceu acima da variação do PIB”, salientou.

“Nos próximos anos, o custo da energia tende só tende a crescer”, alertou o especialista, ao revelar que os edifícios consomem cerca de 50% da eletricidade gerada no País.

Ethel Luís de Moraes

Sistemas de ar condicionado da maioria dos shoppings brasileiros estão ultrapassados, segundo o consultor Ethel Luís de Moraes

Cenário preocupante

O cenário energético brasileiro também preocupa outros especialistas do mercado de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (HVAC-R).

De acordo com o engenheiro Ethel Luís de Moraes, da RS Consultoria, os shopping centers do País, assim como outros edifícios, possuem, em sua maioria, equipamentos de ar condicionado com tecnologia ultrapassada.

“Além disso, eles estão deteriorados em função da má manutenção e utilização de água de baixa qualidade. Os estabelecimentos também enfrentam dificuldade em obter investimentos para melhorar a eficiência de suas instalações”, avaliou.

“Também observamos equipes de manutenção subdimensionadas, custo crescente com mão de obra e funcionários desatualizados tecnicamente”, completou.

Durante o encontro na Abrava, o engenheiro Fábio Moacir Korndoerfer, diretor comercial da Recomservice, observou que algumas estratégias para a melhoria da eficiência energética em centrais de água gelada são usar reset de temperatura na saída de água do evaporador, manutenção preventiva adequada, redução de incrustação nos tubos do condensador, redução da temperatura da água de retorno ao condensador, entre outras.

Segundo ele, a automação e o retrofit total do sistema de ar condicionado também proporcionam ganhos expressivos de eficiência.

“A tecnologia disponível atualmente permite que se economize até 40% da energia consumida em sistemas com 15 anos ou mais”, informou.

Fábio Moacir Korndoerfer - Recomservice

Automação e o retrofit total do sistema de ar condicionado proporcionam ganhos expressivos de eficiência, lembra o engenheiro Fábio Moacir Korndoerfer

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Compartilhe.