Brasil, segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

Supermercado mineiro troca R-404A por Opteon XP40

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Formada por 37 unidades no estado de Minas Gerais, a rede de supermercados ABC substituiu o hidrofluorcarbono (HFC) R-404A em sua loja na cidade de Passos pelo Opteon XP40 (R-449A).

Com isso, a empresa se tornou o primeiro varejista daquela região a utilizar em seus balcões de refrigerados o fluido refrigerante de baixo impacto climático à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvido pela Chemours

Após a conversão tecnológica, a loja obteve uma redução de 3% no consumo de energia elétrica, abaixo da média geral de 8% a 12% para este tipo de retrofit, posto que a loja já havia passado recentemente por processos de otimização dos equipamentos.

Num primeiro momento pode parecer pouco, mas a realização futura desse procedimento nos outros 36 estabelecimentos certamente levará a uma economia considerável para o caixa da empresa mineira.

“Mesmo assim, esse valor é muito significante. A economia verificada após o retrofit com o Opteon XP40 mostra o quanto a solução está alinhada à eficiência energética e diminuição de custos aos varejistas”, argumenta Renato Cesquini, gerente de negócios de produtos fluorados da Chemours no Brasil.

Leia também
Retrofit do R-404A aumenta margem de lucro da Frigofoods
Varejista espanhol inicia retrofit do R-404A

Também foi registrado um aumento significativo no coeficiente de performance (COP), algo bastante positivo, visto que o sistema de refrigeração é responsável, em média, por 60% do consumo de energia elétrica da loja.

“A Chemours trouxe uma solução extremamente viável do ponto de vista ambiental, técnico e operacional. E o procedimento de retrofit foi feito de forma rápida, sem a necessidade de grandes intervenções”, afirma Renato Teodoro, gerente de infraestrutura do grupo ABC.

Segundo o varejista, os ajustes no equipamento de refrigeração foram mínimos, bastando somente a seleção do novo refrigerante na configuração das válvulas de expansão eletrônicas, sem necessidade de troca do óleo ou das vedações do sistema frigorífico.

E por ter sido realizado durante a madrugada, o retrofit não interrompeu a operação da loja.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Compartilhe.