Um simples projeto de conclusão de curso de um estudante britânico de design industrial e tecnologia pode salvar 1,5 milhão de vidas por ano em todo mundo. Trata-se do Isobar, um refrigerador compacto que funciona usando o ciclo frigorífico por absorção de amônia.

O inventor, Will Broadway, tem 22 anos e diz que não pretende ganhar dinheiro com sua criação. Portanto, não vai patenteá-la. “Todos os dias, eu faço coisas para as pessoas que têm tudo. Por isso, eu queria fazer algo pelas que pessoas que não têm quase nada”, ressalta.

refrigerador-portatil-de-vacinas-2

Tecnologia simples pode salvar 1,5 milhão de vidas todos os anos

“A vacinação deveria ser um direito humano básico”, acrescenta Broadway, que ganhou, recentemente, o prêmio de inovação James Dyson, aberto a estudantes de todo o mundo.

Segundo ele, os métodos atuais de transporte de vacinas podem resultar em seu congelamento antes da chegada ao destino final em regiões onde a pobreza e os conflitos violentos são grandes obstáculos. Com o Isobar, elas podem ser mantidas sob temperatura estável e controlada, entre dois e oito graus Celsius, durante 30 dias.

Agora que terminou sua graduação, Broadway quer ver seu equipamento em produção, a qual planeja supervisionar, em função de sua experiência anterior numa empresa de consultoria de dispositivos médicos.

Embora tenha sido concebida para o transporte de vacinas, a tecnologia apresenta potencial para outros usos na área. “Muitas vezes, sangue e órgãos para transplantes ficam presos no trânsito e são mantidos em caixas térmicas, recipientes que não são adequados para sua conservação por longos períodos de tempo”, lembra.

O refrigerador portátil também poderá atender demandas em outros segmentos. “É arriscado, mas há potencial para uso na refrigeração comercial. Afinal de contas, o Isobar seria uma coisa importante de ser levada em uma viagem de cinco dias para um lugar onde não há energia”, avalia Broadway, insistindo que a conservação de vacinas é a principal finalidade de seu invento. “Essa é a sua grande função”, arremata.

refrigerador-portatil-de-vacinas

Invenção tem grande potencial para substituir as caixas térmicas na área médica


 

Comente: