Brasil, segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Opteon XP40 facilita substituição do R-22 no varejo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Ao buscar um substituto para o hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22 em uma de suas lojas, a rede Ball Food Stores queria uma alternativa de fácil aplicação, que exigisse mudanças mínimas no sistema frigorífico. Por essa razão, o supermercado norte-americano realizou um teste bem-sucedido com o Opteon XP40 (R-449A).

Desenvolvido pela Chemours, esse fluido não inflamável à base de hidrofluorolefina (HFO) possui propriedades termodinâmicas e desempenho adequados para substituir o R-22, R-404A e outros hidrofluorcarbonos (HFCs) utilizados atualmente em instalações frigoríficas, como o R-507A, R-407A e R-407F.

Ele também oferece uma solução de substituição direta para supermercados à procura de uma alternativa mais sustentável ao R-22, pois apresenta um potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) 27% menor que o do gás mais usado no setor, e 65% menor, se comparado ao R-404A/R-507.

Segundo o varejista, uma equipe técnica da empresa – junto com o instalador, o distribuidor do refrigerante e a Chemours – discutiu várias opções e decidiu conduzir seu primeiro teste com o Opteon XP40 numa unidade da rede que opera em torno de 30 lojas no entorno de Kansas City, no Missouri.

O prestador de serviços realizou o trabalho de acordo com as diretrizes de retrofit da Chemours, e o processo de conversão foi considerado simples em todos os sistemas (baixa e média temperatura), que alcançaram um nível de operação estável rapidamente.

O retroajuste foi quase idêntico aos realizados anteriormente pelo varejista, quando sistemas com R-22 foram convertidos para operar com o R-407A. No caso atual, a operação seguiu oito etapas:

 

1. Estabelecimento dos parâmetros básicos de desempenho do sistema

2. Troca do óleo mineral por POE

3. Recolhimento do R-22

4. Substituição dos filtros secadores

5. Substituição dos principais vedantes elastoméricos

6. Evacuação e verificação de pontos de fugas

7. Carga de Opteon XP40 e rotulagem do sistema

8. Início do sistema, monitoramento e ajuste

HFO não inflamável possui propriedades termodinâmicas e desempenho adequados para substituir o HCFC-22, o HFC-404A e outros HFCs

 

Para o empreiteiro Derek Hileman, o retrofit “não poderia ter sido mais simples”. “A conversão real do sistema levou apenas algumas horas e os racks funcionaram bem desde o início desse processo. Além disso, a temperatura de descarga do compressor do XP40 é muito menor que a do R-22”, salientou.

Além dos benefícios ambientais e da eficiência energética, a Balls Food e o instalador verificaram uma melhoria significativa no sistema. “Com o R-22 no rack de baixa temperatura, a demanda por resfriamento disparava”, disse o técnico principal do empreiteiro, John Engle.

“O compressor funcionava tão quente que o óleo queimava. Nós tínhamos de trocá-lo pelo menos uma vez por ano. Com o XP40, o óleo permanece limpo e a demanda por resfriamento nunca dispara, nem mesmo no verão”, acrescentou.

Satisfeito com os resultados do teste, Scott Butkovich, diretor de desenvolvimento de lojas da rede de supermercados, sinalizou que a empresa pretende realizar mais conversões como essa no futuro.


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Compartilhe.