A rede Super X24, varejista mexicano com mais de 100 lojas de conveniência abertas no estado de Veracruz, planeja converter todos os seus estabelecimentos para operar com o Opteon XP40 (R-449A), refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO) comercializado pela Chemours.

Segundo a indústria química, esse fluido de baixo impacto climático foi desenvolvido para substituir o hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22 e o hidrofluorcarbono (HFC) R-404A em novos equipamentos e retrofits. Seu potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) é de 1.397, uma redução de cerca de 65% em relação ao R-404A.

O primeiro sistema de refrigeração retrofitado, originalmente projetado para funcionar com R-404A, usa uma unidade condensadora Bohn com compressor scroll para aplicações de média temperatura (produtos lácteos e refrigerantes, entre outros).

Opteon XP40 R-449A

Refrigerante à base de HFO desenvolvido pela Chemours substitui o R-22 e o R-404A no varejo

Por ser compatível com o óleo de poliol éster (POE), a conversão do sistema não demandou grandes modificações no projeto original.

De acordo com os dados do monitoramento, o R-449A melhorou a capacidade de refrigeração e a eficiência dos equipamentos. Por essa razão, o Super X24 já possui seis lojas operando com o Opteon XP40.


Comente: