Em função da necessidade de cortar emissões de carbono, economizar energia e cumprir as metas de redução de consumo de compostos fluorados com efeito estufa (F-gases), os supermercados europeus estão buscando, cada vez mais, diversas alternativas aos hidrofluorcarbonos (HFCs) utilizados pelo setor atualmente.

Como resultado, muitos estabelecimentos têm investido pesado na atualização tecnológica de seus sistemas de refrigeração e ar condicionado e adotado fluidos frigoríficos com baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês).

Recentemente, a rede alemã Aldi decidiu usar o R-513A – composto à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvido pela Chemours (antiga DuPont Refrigerantes) e comercializado como Opteon XP10 – em sua nova loja localizada em Dos Hermanas, perto de Sevilha, na Espanha.

De acordo com o Quinto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (AR5), a substância tem apenas 573 de GWP, ou seja, um índice 56% menor que o do R-134a. Segundo o varejista, o R-513A foi visto como a melhor alternativa para a empresa atender a legislação ambiental europeia sem prejudicar a capacidade e a eficiência energética de suas instalações.

“Nós escolhemos o Opteon XP10 porque ele ofereceu o equilíbrio ideal de propriedades termodinâmicas quando comparado com outras opções para a substituição do R-134a”, disse Javier Atencia, gerente técnico da Tewis Smart Solutions, consultoria energética espanhola especializada na concepção de soluções integradas para sistemas de climatização e refrigeração.

O retrofit, classificado como perfeito pelos prestadores de serviços, ocorreu durante a noite, a fim de não interromper as atividades comerciais do estabelecimento. No total, três racks independentes de compressores – das prateleiras de laticínios (-6ºC), dos expositores de carnes, peixes, frutas, legumes e alimentos congelados (-8ºC) e do ar-condicionado da área de check-out (+5ºC) – passaram a funcionar com o novo fluido.

A operação foi realizada pela instadora espanhola Friex e, embora testes ainda estejam sendo feitos para calcular a real economia de custo total associada ao uso do Opteon XP10, instalações com esse HFO não inflamável em outras lojas da Aldi já mostraram sua maior eficiência energética em comparação ao R-134a.

wp-1480615234355.jpeg

Sistema de refrigeração com Opteon XP10


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO