As edições de 2016 das principais normas de fluidos refrigerantes da Associação Americana de Engenheiros Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae, na sigla em inglês) foram publicadas com um pacote adicional de 30 novos compostos puros e blends.

A Norma de Segurança para Sistemas de Refrigeração (Ansi/Ashrae 15) e a sua norma irmã, Designação e Classificação de Segurança de Refrigerantes (Ansi/Ashrae 34), constituem um conjunto completo de requisitos para projeto seguro, construção e aplicação de sistemas de refrigeração utilizados em instalações residenciais, comerciais e industriais.

Segundo a entidade, as atualizações de ambos os documentos técnicos vêm de um fluxo contínuo de mudanças feitas com base em avançados projetos de pesquisa e desenvolvimento, experiências e propostas de projetistas, fabricantes e usuários.

A edição de 2016 do Standard 15 incorpora diversos adendos à edição de 2013 da norma, abrangendo mudanças na concepção segura, construção, instalação e operação de sistemas de refrigeração.

A edição de 2016 do Standard 34 incorpora 35 adendos à edição de 2013, relacionando três novos fluidos frigoríficos puros e 27 novos blends, assim como mudanças na exigência de submissão de dados de resultados do teste padrão para validar o método usado para determinar a velocidade de combustão de substâncias inflamáveis.

As novas edições dessas duas normas estão disponíveis para compra no site www.ashrae.org/bookstore.


 

Comente: