Brasil, sábado, 16 de dezembro de 2017

Lubrificantes sintéticos aumentam vida útil de compressores

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Lubrificantes Zerol no estande da K11 na Febrava 2017

Situações que elevam os custos na indústria, a quebra de equipamentos e o alto consumo de energia elétrica podem ter seus efeitos amenizados com o uso de lubrificantes sintéticos de alta performance.

Cada vez mais utilizados, esses produtos são importantes aliados na hora de fechar as contas do mês, principalmente em tempos de crise econômica, responsável pela queda nas vendas e ociosidade nas linhas de produção.

“Sempre orientamos ser fundamental seguir as orientações dos fabricantes de compressores quanto a utilizar lubrificantes que atendam às especificações técnicas e, ao mesmo tempo, promover as manutenções no tempo correto”, ressalta o engenheiro Paulo Frare, gerente geral da Shrieve no Brasil.

De acordo com ele, respeitar as normas de utilização dos produtos sintéticos de alta performance certamente proporcionará um aumento na vida útil do compressor, em média de 20 a 30%, gerando economia de longo prazo para as empresas, inclusive pela ampliação do ciclo de troca do lubrificante.

“Como existe melhor miscibilidade entre o lubrificante sintético e o gás refrigerante, todo o circuito de refrigeração será melhor realizado, pois há contato entre o lubrificante e o gás refrigerante em partes do compressor, e se não forem miscíveis, haverá uma leve separação de fases, levando à ocorrência de falhas de lubrificação e eventuais danos ao compressor”, explica.

Outro fator que pesa bastante nas contas, o alto consumo de energia elétrica também pode ser amenizado com o uso de lubrificantes sintéticos. “Dependendo do tipo do compressor, a economia pode chegar de 2% a 5%”, afirma o executivo.

A Shrieve é fabricante da linha Zerol, composta por lubrificantes sintéticos à base de polialquileno glicol (PAG), alquilbenzeno (AB) e poliol éster (POE) para compressores de refrigeração e utilizados de acordo com os gases refrigerantes correspondentes indicados pelos fabricantes.

No Brasil, a importadora K11 é a distribuidora exclusiva desses produtos para o mercado de reposição.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Compartilhe.