Um kit de detecção de microvazamentos de fluidos refrigerantes composto por corantes fluorescentes, lanternas violetas (V) e ultravioletas (UV), sistemas de injeção e aditivos químicos de última geração começou a ser introduzido no mercado brasileiro pela importadora K11.
O produto, que promete melhorar, significativamente, a gestão ambiental nas instalações de refrigeração e ar condicionado, será um dos destaques no estande da empresa na próxima Febrava.
Manufaturada pela Spectronics – indústria norte-americana que inventou o sistema de detecção de vazamentos por contraste fluorescente em 1955 –, a tecnologia deve ajudar o varejo e outros setores a reduzir o imenso volume de fluidos refrigerantes halogenados lançados ilegalmente na atmosfera.
Segundo o diretor da K11, Kiko Egydio, os contrastes da linha Spectroline são compatíveis com todos os óleos e fluidos refrigerantes utilizados em equipamentos de climatização e refrigeração móveis ou estacionários.
“Estamos trazendo ao País o que há de mais avançado nessa área”, ressalta o executivo.
Outras vantagens
Livres de solventes e aprovados pelos principais fabricantes mundiais de compressores, lubrificantes e fluidos frigoríficos, os contrastes da Spectroline ainda possuem certificação da NSF (National Sanitation Foundation, dos EUA) para uso em plantas de processamento de alimentos.
“São produtos absolutamente práticos, que podem ser aplicados em instalações de qualquer porte sem nenhuma restrição relacionada à segurança dos prestadores de serviços e clientes”, afirma Egydio.
De acordo com o gerente de negócios internacionais da Spectronics, Daniel Tristan, os produtos da Spectroline são os que mais possuem aprovações dessa indústria.
“Temos homologações de grandes marcas globais, entre as quais Embraco, Copeland, Bristol, Daikin, Carrier e Whirlpool”, destaca.