A Johnson Controls está introduzindo no mercado a nova série de controladores de termostato TEC 3000. Com interface touchscreen, o dispositivo pode ser utilizado para controlar aplicações como fancoils (2 ou 4 tubos), caixas de volume de ar variável (VAV) com pressão dependente, unidade rooftop ou qualquer outro equipamento de ambiente que aceite os sinais de saída suportados.

Segundo a companhia, a série não exige o uso de painéis, pois o controle é no termostato, e sua entrada USB reduz o tempo de instalação ao simplesmente realizar um backup e restaurar nos demais termostatos, sem precisar que o técnico reconfigure os parâmetros na instalação ou manutenção.

Os modelos também fornecem o controle de uma ou de duas etapas das unidades de teto (UTRs) com ou sem bombas economizadoras e de calor. Os modelos de rede apresentam um sistema de automação predial (BAS, na sigla em inglês) BACnet MS/TP ou capacidade de comunicação N2, que permite o monitoramento remoto e a programação para o eficiente controle de temperatura.

Alguns modelos têm capacidade de detecção de ocupação. De acordo com a Johnson Controls, esses controladores de termostato maximizam até 30% a economia de energia em edifícios comerciais com uso elevado de energia, tais como escolas e hotéis, durante os períodos ocupados usando setpoints de espera adicionais.


 

Comente: