Oito meses após atingir a marca histórica de 10 mil participantes, o grupo Refrigeração agora soma mais de 20 mil membros.

Baseado atualmente no Facebook, um dos maiores fóruns técnicos do segmento em língua portuguesa nasceu nos tempos do Orkut.

Mas quando a rede do programador e empresário norte-americano Mark Zuckerberg começou a se consolidar no País, onde já acumula mais de 110 milhões de usuários, a comunidade migrou para ela.

“Naquela época, tínhamos quatro mil membros, aproximadamente”, lembra o engenheiro mecânico paranaense Edson Girelli, um dos moderadores.

Segundo ele, o objetivo do grupo é promover a troca de informações técnicas e de oportunidades de negócios, além de discutir tendências de mercado.

Temas mais discutidos

“Hoje, o grupo está cada vez mais focado em refrigeração mesmo, até porque os serviços de instalação de ar-condicionado caíram bastante nos últimos tempos”, salienta.

“Além dos assuntos de natureza técnica da área de refrigeração, temos discutido bastante temas ligados a tributos, gestão empresarial e licitações”, revela.

Inevitavelmente, muitas amizades acabam se formando nessa comunidade e rompendo os limites regionais de cada um. “Na última Febrava, por exemplo, membros de todo Brasil se reuniram em São Paulo e se conheceram pessoalmente”, diz.

Num grupo tão grande, é comum haver problemas de ordem comportamental. Contudo, possíveis desordens são minimizadas pelas regras claras de convivência da comunidade, como não anunciar e não ofender os outros membros.

Por isso, o fórum também é moderado por outros profissionais espalhados pelo Brasil, entre os quais André “Consertolândia” Amaral (SP), Everson Renato Hannecker (RS), Décio Januzzi (MG), Deivi Homem (RS), Glauko Lameira (PA), Jean Ader (PR), Marcio Morais (GO), Rafael Prediger (RS), Ribamar Cavalcante (SP) e Sérgio de Leon (RS).

Sorteio de ferramentas da Testo

Para comemorar a nova marca história de 20 mil membros, a Testo do Brasil sorteará entre os membros do grupo dois de seus melhores equipamentos: o kit manifold digital T-557 e o alicate amperímetro T-770-3.

De acordo com a empresa, o sorteio dessas ferramentas ocorrerá em 1º de junho. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível aqui.

Ferramentas Testo - Manifold e Alicate Amperímetro

Testo sorteará o kit manifold digital T-557 e o alicate amperímetro T-770-3 entre os participantes da comunidade on-line


 

Comente: