Brasil, quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Varejista espanhol inicia retrofit do R-404A

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A introdução da nova legislação europeia acerca dos compostos fluorados com efeito estufa no ano passado e a pesada carga tributária espanhola sobre esses refrigerantes com alto potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês) levaram o Eroski – a segunda maior rede supermercadista do país – a iniciar a conversão tecnológica de suas instalações frigoríficas, trocando o R-404A pelo Opteon XP40 (R-449A), numa loja localizada em Basauri, na província de Vizcaya.

Segundo a companhia, o produto foi escolhido por apresentar GWP 65% menor que o do R-404A e proporcionar até 12% de redução no consumo energético. A operação ocorreu nos sistemas de baixa e média temperatura, nos quais foram instalados, recentemente, nove compressores parafuso da Bitzer.

Para não interferir no funcionamento do supermercado, o retrofit foi realizado à noite – apenas alguns ajustes foram feitos no dia seguinte, com o objetivo de assegurar melhor performance.

“A consciência ambiental é um valor fundamental para a nossa empresa”, salientou a gerente de manutenção do Eroski, Esther Arando. “O baixo GWP e eficiência energética combinada do Opteon XP40 nos permitiu não só modernizar os nossos sistemas de refrigeração com um fluido refrigerante mais sustentável, mas também melhorar, simultaneamente, seu desempenho”, acrescentou.

Opteon XP40 baixa

Opteon XP40 tem GWP 65% menor que o do R-404A e proporciona até 12% de redução no consumo energético

Para a realização do serviço, o supermercado contratou a Iparhotz/Iparfrio, uma empresa espanhola de instalação e manutenção de sistemas refrigeração, e a Kimikal, o distribuidor local dos refrigerantes Opteon. De acordo com o varejista, o sucesso do retrofit em sua loja tem incentivado mais de 150 outros clientes do instalador a converter seus sistemas para operar com o R-449A.

Comercializado pela Chemours, o fluido de baixo impacto climático à base de hidrofluorolefina (HFO) foi desenvolvido para substituir, inicialmente, os hidrofluorcarbonos (HFCs) R-404A, R-507 e R-407A/F em instalações comerciais e industriais de baixa e média temperatura.

Entretanto, a indústria química informa que o Opteon XP40 também pode ser usado na substituição do hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22, gás que vem sendo banido do mercado mundial, devido aos danos que causa à camada de ozônio e ao seu alto GWP.


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Compartilhe.