Brasil, segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

Senai oferece curso gratuito de boas práticas de climatização

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Escola Senai “Oscar Rodrigues Alves” abriu inscrições para o curso gratuito de boas práticas em sistemas de ar condicionado do tipo janela e mini-split. Ao todo, estão sendo ofertadas 208 vagas.

Os treinamentos, ministrados com o apoio da agência alemã de cooperação internacional (GIZ, em alemão) e do Ministério do Meio Ambiente, serão realizados de 15 de janeiro a 9 de fevereiro.

Instituição parceira do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), a escola técnica da zona sul da capital paulista deve treinar 900 técnicos até outubro do ano que vem.

O objetivo da capacitação, segundo o Senai, é reduzir o alto volume de vazamentos de fluidos refrigerantes no mercado brasileiro.

“Estes treinamentos propiciam a oportunidade de um aprendizado com efeito a longo prazo, porque ajudam a mudar a cultura dos técnicos da área e da população em geral que os contrata”, avalia o diretor da unidade, Eduardo Macedo.

Prejuízos econômicos e ambientais

Anualmente, o Brasil joga na atmosfera 11 mil toneladas do hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22, substância que destrói a camada de ozônio e agrava o aquecimento global.

Além de causar danos ao clima do planeta, as emissões de R-22 geram um prejuízo de R$ 500 milhões para o País e prejudicam, seriamente, a performance dos sistemas de refrigeração e ar condicionado.

Ao todo, 9.238 técnicos deverão ser qualificados durante a segunda fase do PBH, por meio de cursos de boas práticas em sistemas de ar condicionado e refrigeração comercial e de cursos para uso seguro e eficiente de fluidos alternativos de baixo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês).

Além dos cursos no estado de São Paulo, o PBH promoverá, ao longo de 2018, treinamentos em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Para mais informações sobre os cursos do PBH realizados no Senai-SP, clique aqui.

Treinamento dos Treinadores do Senai-SP

Capacitação dos professores do Senai que darão aulas nos cursos de boas práticas em sistemas de ar condicionado do tipo janela e mini-split – FOTO: Divulgação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Compartilhe.