Brasil, terça-feira, 17 de outubro de 2017

Johnson Controls lança chillers compatíveis com o R-513A

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Johnson Controls acaba de anunciar duas novas plataformas de resfriadores de líquido de alta eficiência aptos a operar com o Opteon XP10 (R-513A), substância à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvida pela Chemours como alternativa ao hidrofluorcarbono (HFC) R-134a.

Tratam-se do chiller parafuso resfriado a água York YVWA e do chiller centrífugo de mancais magnéticos York YMC2, que cobrem uma vasta gama de aplicações entre 433 kW e 3.516 kW (de 120 TR a 1.000 TR).

Segundo a empresa, os lançamentos expressam seu compromisso em desenvolver soluções que atendam melhor as necessidades dos seus clientes e do meio ambiente, com base em segurança, eficiência, confiabilidade, disponibilidade e custo.

“Esta é a primeira grande família de equipamentos a ser oferecida com alternativas de baixo GWP”, comenta Laura Wand, vice-presidente global de chillers da Johnson Controls Building Efficiency, no comunicado distribuído à imprensa.

De acordo com a executiva, o R-513A foi escolhido depois de extensivos testes e avaliações. “Ele é um refrigerante não inflamável, altamente eficiente e com GWP 56% menor que o do R-134a”, ressalta.

Opteon XP10 baixa

O índice de GWP do Opteon XP10 é apenas 630

O Opteon XP10 é uma mistura de R-134a (44%) e R-1234yf (56%) com um índice de apenas 630 de GWP, conforme o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (AR4). Portanto, esse fluido refrigerante foi desenvolvido para atender às legislações ambientais que tratam da redução dos HFCs, tais como a regulação europeia F-gas e a norte-americana EPA Snap.

Atualmente, a Johnson Controls também está liderando discussões na indústria sobre o uso de fluidos frigoríficos moderadamente inflamáveis, mas com reduzido efeito estufa. Recentemente, a companhia doou US$ 100 mil à Ashrae Research para facilitar e acelerar a utilização segura dessas substâncias.

“Continuaremos a expandir nosso portfólio de resfriadores de líquido com chillers altamente eficientes utilizando refrigerantes de baixo GWP, a fim de proteger o investimento de nossos clientes a longo prazo”, afirma.


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Compartilhe.