Brasil, sábado, 16 de dezembro de 2017

Carrier Transicold adota novo refrigerante ecológico

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Carrier Transicold vai oferecer o refrigerante Opteon XP44 (R-452A) como alternativa ao hidrofluorcarbono (HFC) R-404A em seus sistemas frigoríficos de caminhões e reboques.

A informação foi divulgada pela empresa logo após a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, em inglês) anunciar a aprovação do novo fluido para aplicações em equipamentos utilizados em transporte de cargas refrigeradas.

A indústria revela que disponibilizará no fim deste ano o novo refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO) desenvolvido pela Chemours.

A Carrier Transicold salienta que o Opteon XP44 tem um potencial de aquecimento global (GWP) 51% menor que o do R-404A, substância muito utilizada na cadeia do frio atualmente.

“Como substituto do R-404A, ele apresenta níveis semelhantes de desempenho, eficiência, confiabilidade e carga de refrigerante em novos equipamentos”, diz David Brondum, diretor de produtos e sustentabilidade da companhia na América do Norte.

“Estamos satisfeitos por poder disponibilizá-lo aos operadores de transporte refrigerado que procuram uma alternativa de menor de GWP para promover a sustentabilidade ambiental”, acrescenta.

O executivo lembra que a Carrier Transicold já tem uma vasta experiência com o Opteon XP44, por ter ofertado este refrigerante pela primeira vez em 2015 para atender aos requisitos do regulamento F-Gas, que vem reduzindo o uso de HFCs na União Europeia.

Fluido Refrigerante Opteon XP44

Novo refrigerante reduz impacto climático da cadeia do frio

Brondum ressalta que a EPA não proibiu o R-404A em aplicações de refrigeração de transporte nos EUA, autorizando os proprietários de equipamentos a escolherem a opção mais adequada às suas operações. Isso permite levar em conta preço e disponibilidade do fluido, tamanho da frota e orçamentos de manutenção.

“No futuro, os frotistas poderão consultar nossos revendedores para encontrar uma solução mais apropriada”, diz.

Ao mesmo tempo em que a Carrier Transicold continuará a oferecer equipamentos com R-404A, a indústria disponibilizará o Opteon XP44 como uma alternativa para suas novas unidades frigoríficas de reboque Vector e X4 Series, unidades de caminhão Supra e unidades de caminhões de transmissão direta que atualmente utilizam R-404A.

Segundo a empresa, o novo refrigerante pode ser usado como substituto direto (drop-in) em equipamentos de refrigeração existentes, embora certos modelos mais antigos da marca possam exigir modernizações de componentes ou atualizações de software.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Compartilhe.