Brasil, sábado, 16 de dezembro de 2017

Ar-condicionado inibe ação de insetos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O uso de aparelhos de ar condicionado, além de proporcionar conforto térmico, pode auxiliar no combate à ação de mosquitos e pernilongos. A tecnologia não mata esses animais, mas a baixa temperatura inibe sua ação. Além disso, com a umidade interna reduzida, fica mais difícil para eles localizarem os seres humanos.

A reprodução de insetos aumenta consideravelmente durante o verão, estação de altas temperaturas, mais abafada, chuvosa e bastante úmida. Fora o incomodo que eles causam com seus zunidos e as picadas doloridas, há outros fatores mais preocupantes: as doenças que eles transmitem.

Até o final de janeiro, o Ministério da Saúde registrou quase 600 casos suspeitos de febre amarela e mais de 500 protocolos de chikungunya na região Nordeste do Brasil. Nesse cenário, o condicionador de ar é um grande aliado.

“O uso do ar-condicionado também melhora, consideravelmente, a qualidade do ar nos ambientes climatizados”, lembra Carlos Estevam, especialista de produto da LG no Brasil.

Entretanto, mesmo tendo a tecnologia como aliada, os profissionais da área de saúde salientam que é importante manter outros cuidados, como não deixar água parada em recipientes, a fim de evitar a proliferação dos mosquitos.

Nas regiões consideradas de maior risco, é sugerido colocar redes nas janelas, vestir roupas com mangas compridas e usar repelente.


 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Compartilhe.